República dos Camarões
É um país da África Central , localizado entre a Nigéria (noroeste), Chade (nordeste), República Centro-Africana (leste), República do Congo (sudeste), Gabão (sul) e Guiné Equatorial (sudoeste). O idioma falado na maior parte do país é o francês, em algumas regiões fala-se o inglês, ou Pidgin English (inglês local). Porém, há mais de 200 dialetos falados no país todo.
Os Pigmeus, povo coletor de baixa estatura que remonta às origens da população de Camarões, ainda vive em algumas aldeias e preserva sua tradição cultural. No vídeo uma dança típica na aldeia de Memele.
Potencial natural x Corrupção e conflitos
Os Camarões são apelidados de “África em miniatura” devido à sua diversidade climatológica, mineral, geográfica, humana, linguística e cultural. O oeste do país possui uma importante cadeia vulcânica dominada pelo Monte Camarões . Nesta região o solo é bastante rico e há fartas plantações de banana e cacau.
Apesar de seu potencial natural, o país sofre com a corrupção e 48% da população vive abaixo da linha de pobreza. O presidente Paulo Biya, típico cleptocrata africano, vem se reelegendo na base da fraude e da repressão desde que assumiu o primeiro mandato em 1982.
No final de 2016, um movimento separatista iniciou um conflito nas duas regiões de língua inglesa do Noroeste e do Sudoeste, desencadeando uma repressão pelas forças de segurança, o que vem resultando em motins, manifestações, toques de recolher e assassinatos.